Levantamento do Paraná Pesquisas mostra forte apoio popular à ofensiva policial contra o Comando Vermelho, que resultou em 121 mortes no Rio
Uma nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira (31), revela que 69,6% dos moradores do Rio de Janeiro aprovam a operação policial Contenção, realizada no dia 28 de outubro nas comunidades do Complexo da Penha e do Complexo do Alemão, contra a facção criminosa Comando Vermelho.
A ação deixou 121 mortos, entre eles quatro policiais. Apesar da repercussão nacional, o levantamento mostra que a maioria dos entrevistados considera a operação necessária. Apenas 25,8% disseram ser contrários e 4,6% não souberam opinar.
Quando questionados sobre eventuais abusos policiais, 60,1% afirmaram que não houve excessos, enquanto 29,4% enxergaram exageros. Outros 7% disseram ter percebido “alguns excessos” e 3,25% não opinaram.
O estudo ainda aponta que 53,1% acreditam que ações desse tipo ajudam a conter a criminalidade, enquanto 41,6% veem nelas um fator de agravamento da violência.
Por fim, 67,9% dos entrevistados defenderam que operações semelhantes devem ser intensificadas no Rio de Janeiro. A pesquisa ouviu 800 pessoas em 30 de outubro, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Publicação: Radar Sergipe
Imagem: Reprodução