Transparência da Assembleia Legislativa de Sergipe é destaque

07/01/2021 17:07


Transparência da Assembleia Legislativa de Sergipe é destaque

O coordenador de Auditoria da Assembleia Legislativa de Sergipe e do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe, Marcelo Barberino, destacou durante entrevista ao radialista Eugênio Santana na FM Princesa, a gestão transparente do presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, e o reconhecimento por parte dos servidores, dos órgãos de poderes constituídos, dos parlamentares, da imprensa e da sociedade.

Luciano Bispo encerrou o ano com o diploma de Melhor Deputado Estadual 2020, concedido pelo site Imprensa 24h e com a Medalha Jubileu de Ouro entregue pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), que também concedeu nota 9,8 à Alese como resultado do índice de Transparência dos órgãos estaduais da administração direta e indireta.

Marcelo Barberino: “Luciano Bispo é um soldado pra batalha”

“Eu trabalho na Assembleia Legislativa desde 2019 e a postura do deputado e do cidadão Luciano Bispo dispensa apresentação. Hoje eu coordeno o Programa de Desenvolvimento do Estado de Sergipe e também faço parte da supervisão da auditoria. A gente percebe no dia a dia como Luciano Bispo respeita protocolos. Ele consegue ter uma boa relação com os pares, respeitando protocolos, a legislação, os interesses do estado, com uma relação extremamente saudável, com uma capacidade de mediação, de visualizar as demandas do estado, conseguindo mediar entre todos”, enfatiza Marcelo Barberino. Ele lembrou que o presidente consegue sair da disputa em Itabaiana, passando por cima das querelas locais e pensando macro a exemplo da relação com os deputados Maria Mendonça e Talysson de Valmir, quando o interesse é dos itabaianenses e do povo sergipano.

Avanços

Perguntado sobre os avanços na Assembleia Legislativa de Sergipe na gestão Luciano Bispo, Barberino citou o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Para se adequar à lei, Bispo não só permitiu o investimento em capital humano, em infraestrutura, em equipamento, em informática como promoveu uma reforma na Assembleia, deixando a casa pronta para que as sessões acontecessem de forma online nessa pandemia.

TV Alese

Outro avanço destacado na entrevista foi a TV Alese, cujo sinal foi ampliado. “A TV Alese serve para muitos serviços e Luciano Bispo ladeado por Roberto Bispo consegue pegar toda a função da Assembleia Legislativa e transformar em serviços. Um deles é a TV Alese que abre um portal, abre espaço para o artista da terra, para os trabalhos dos parlamentares”, elenca.

Marcelo Barberino também lembrou do primeiro concurso público realizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe, com todos os aprovados já convocados para as diversas áreas e a ampla reforma da estrutura do prédio. “Hoje tem acessibilidade, tem um Assembleia Legislativa que não deve nada entre as demais assembleias do Brasil”, comemora.

Servidores

Marcelo falou sobre a harmonia na relação entre o presidente e os servidores. “Do ascensorista aos assessores dos deputados, a boa relação de Luciano e o respeito aos servidores é unânime. E não podemos esquecer a participação de Roberto Bispo como diretor da Alese, em colocar as contas em dia. Roberto Bispo tem a capacidade de gestão, unindo à capacidade de Luciano, de mediar”, afirma destacando ainda a capacidade de bom trato com todos, inclusive com os poderes constituídos.

Aprovação na transparência

Com relação à auditoria do Tribunal de Contas de Sergipe na Alese, Marcelo Barberino fez um comparativo com as notas atribuídas a outros órgãos. “A Prefeitura de Itabaiana teve nota 7,2, a Câmara Municipal de Itabaiana, 8,7 e a Assembleia Legislativa obteve nota 9,8 na avaliação do Tribunal de Contas, um órgão fiscalizador, que realizou esse trabalho em toda a estrutura do Estado de Sergipe. São avaliados mais de 50 pontos e essa nota demonstra a organização interna, dos protocolos disponibilizados mostrando acesso e controle, através de toda uma estrutura. Essa nota foi muito comemorada, pois o espírito da lei é fiscalizar para onde estão indo os recursos. O Banese que tem toda uma estrutura financeira foi avaliado em 8.3. Nós estamos acima da média dos demais órgãos”, comemora.

Pandemia e Plano de Desenvolvimento de Sergipe

Em relação à pandemia, ficou claro na entrevista que para 2021, ainda há uma incógnita. “Nós estamos com o Plano de Desenvolvimento do Estado finalizado e precisa ser entregue e não sabemos como vai ser 2021. Tivemos que rever todo o plano em 2020 por causa da pandemia, com mudanças de prioridades. A Alese está cumprindo todo o protocolo da Vigilância Sanitária e não podemos parar. Dentro do nosso cenário global, a solução é a vacina. É tudo muito novo e estamos sendo testados na resiliência, no emocional e infelizmente a economia ainda vai demorar para se restabelecer de todos os impactos. Na Assembleia, a ideia é melhorar a qualidade dos protocolos, se for necessário, voltar às videoconferências e crer em Deus para que a gente se imunize”, acredita.

Futuro Político

Perguntado sobre a possibilidade de Luciano Bispo ocupar cargos majoritários, Barberino foi enfático: “Luciano Bispo é um soldado para a batalha. “Ele está preparado para qualquer posto, pois ele consegue mediar bem e onde estiver, será um excelente instrumento de fomento para Sergipe. Isso é incontestável”.

Agência de Notícias Alese 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp