Vinícius Porto destaca reconhecimento da ONU as ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju na redução de mortes no trân

25/09/2019 21:34


Vinícius Porto destaca reconhecimento da ONU as ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju na redução de mortes no trân
O trabalho realizado pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, para reduzir a epidemia de óbitos no trânsito foi amplamente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre 2010 e 2017, o país reduziu em 17,4% o número de mortes por acidentes de trânsito, de 42.844 para 35.374 óbitos e, entre as capitais, a maior redução foi registrada em Aracaju, município que reduziu em 55,8%.
 
“O resultado deste trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju ao lado de tantas outras pelo país, garantiu ao Brasil o Prêmio da Força-Tarefa Interagências concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por ações voltadas para redução de mortes no trânsito, devido à implementação do Programa Vida no Trânsito (PVT) em todas as capitais e em mais 26 municípios”. É o que destaca o vereador Vinícius Porto (DEM) ao frisar que o PVT foi implantado pela Prefeitura de Aracaju no ano de 2012,  na primeira gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.
 
“A crise financeira que afeta os cofres públicos pode parecer uma das principais barreiras na construção de infraestruturas seguras e outras iniciativas que protejam a vida da população no espaço viário. Porém, o desafio geralmente não é a disponibilidade de verbas, mas a forma como os recursos são gastos. Em sua administração, o prefeito Edvaldo Nogueira tem usado de forma consciente e inteligente o dinheiro do contribuinte, principalmente na melhoria das opções de mobilidade, assegurando  maior proteção às pessoas com pequenas intervenções e mudanças nas vias públicas”, avalia o parlamentar ao frisar as políticas cicloviárias da cidade; estações do sistema de Bicicletas Compartilhadas, ampliação e melhoria de ciclovias; faixas de pedestres, semáforo inteligente.
 
O vereador também destaca as diversas ações educativas realizadas pela Prefeitura de Aracaju, a exemplo da  Semana do Trânsito;  Maio Amarelo, evento em que as ações são intensificadas e campanha “Educação para o Trânsito que faz  parte do Planejamento Estratégico da gestão. 
 
Vinícius Porto defende como  fundamental ter a Educação de Trânsito no currículo escolar. “Atualmente, o primeiro contato com a legislação específica ocorre a partir dos 18 anos para fazer a primeira habilitação”, sugere.
 
Fonte: Ascom

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp