Prefeitura desenvolve projeto de sinalização turística em São Cristóvão

06/01/2020 17:14


Prefeitura desenvolve projeto de sinalização turística em São Cristóvão

Os moradores e visitantes que circulam pelo Centro Histórico de São Cristóvão já começam a observar que as ruas começaram a ganhar novas placas de sinalização turística. A ação integra um projeto da Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que prevê a instalação de diversos itens que ajudarão a guiar os visitantes pelo município e faz parte das medidas adotadas pela gestão municipal para o fortalecimento do turismo na cidade.

Realizado com recursos federais na ordem de R$ 460 mil, o projeto conta com sete tipos de identificadores, sendo eles: placas interpretativas para as fachadas dos monumentos; placas interpretativas para mapas e planos; placas interpretativas pequenas; marco de distância para rota de pedestres; totens verticais para a entrada do sítio; placa interpretativa vertical plana de base triangular; e placas indicativas de pedestres.

“Algumas placas pequenas ficarão dispostas em monumentos da cidade, como as igrejas e museus. Além disso, nós instalaremos dois grandes totens, com 9 metros de altura cada, sendo um nas proximidades do Fórum e outro na região da Divinéia. Já as placas de base triangular terão mosaico com fotos da cidade e informações sobre os monumentos também”, detalhou a engenheira fiscal da Seminfra, Tatiane Crispim.

Por possuir um patrimônio mundial (Praça São Francisco), todas as placas de sinalização turística do município contarão com o emblema da UNESCO, que identifica a cidade como detentora do patrimônio. Conforme consta no projeto, os monumentos receberão placas com textos contando a história de cada local, para que os visitantes conheçam a origem deles. Esses textos estão sob cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e serão traduzidos para a língua inglesa.

O trabalho de sinalização também irá abranger territórios além dos limites do município, como explica o diretor de planejamento da Seminfra, Edílio Soares. “Esse projeto é todo padronizado por uma cartilha da UNESCO, foi aprovado pelo IPHAN, que agora está com os textos. O nosso objetivo é sinalizar para as pessoas que não conhecem a cidade a importância de cada monumento, orientando através de mapas e conduzindo elas pelos locais. Essa sinalização envolve placas em outros municípios, teremos placas na BR 101 e em Aracaju, conduzindo as pessoas para São Cristóvão. Essas placas também terão o emblema da UNESCO e estamos aguardando os órgãos competentes liberarem para que iniciemos essa instalação”, explicou o diretor.

Até o momento foram instalados os marcos de distância para rota de pedestres e algumas placas indicativas de pedestres. Também já foi instalada toda a sinalização de trânsito, que conta com 57 novas placas. Além disso, os pórticos da cidade também foram recentemente revitalizados.

Fonte: Ascom PM São Cristóvão 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp