São Cristóvão amplia modernização da iluminação pública com lâmpadas de LED

13/12/2019 16:59


São Cristóvão amplia modernização da iluminação pública com lâmpadas de LED

Com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade à população, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) tem avançado na modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública da cidade. Os investimentos chegam aos mais diferentes bairros, povoados e localidades da zona rural, beneficiando milhares de moradores.

Iniciado em 2017, o programa já realizou o total de 2756 luminárias instaladas, o que representa 30% do parque de iluminação com luminárias led.  Só neste ano foram já foram substituídas 1176 luminárias convencionais de vapor sódio por luminárias Led com potência de 30W, 50W, 80W e 120W, um investimento de aproximadamente R$ 1milhão de reais.

“São Cristóvão tem aproximadamente 9 mil pontos de iluminação e esse processo de modernização do parque luminotécnico da cidade sempre foi uma prioridade e iniciamos ele 2017. Não estamos só trocando lâmpadas, estamos ampliando e levando iluminação para várias localidades, um exemplo disso é a estrada da Cabrita, que foi completamente iluminada. Estamos prezando pela segurança dos moradores e a população tem respondido de forma muito positiva”, observou o prefeito Marcos Santana.

O prefeito ainda informou que todos os recursos investidos na modernização do parque elétrico são oriundos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública dos Municípios (COSIP).“Esse investimento tem a participação direta da população na medida em que são recursos exclusivos da COSIP, contribuição que todo cidadão paga para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública. Alguns municípios tem realizado essa ação por meio de financiamento, mas nós estamos usando parte significativa do COSIP para investimento na modernização da iluminação pública do município”. 

As luminárias LED, além de iluminar melhor, são mais econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio. “A diminuição da Carga em 14%, contribui com a redução da fatura da iluminação pública. Além disso, possuem maior durabilidade, são mais ecológicas, não prejudicam o meio ambiente, diminuem a manutenção e tem maior durabilidade. A intenção da prefeitura é ampliar a cobertura de Led em demais pontos da cidade, visando o custo benefício”, Bruno da Hora, engenheiro responsável pelo setor de iluminação da Semsurb.

O ajudante de pedreiro, Edvaldo Francisco Silva dos Santos morador do povoado Cabrita apontou as melhorias com a iluminação no local. “Moro aqui há 31 anos e pela primeira colocaram iluminação por aqui. Nos sentimos mais seguro agora, porque antes era muito escuro”, afirmou.

A opinião dele é compartilhada pela dona de casa Valdelice Donato dos Santos. “Nosso sonho era chegar do trabalho, fazer uma caminhada ao ar livre, e agora podemos fazer com tranquilidade porque temos a estrada toda iluminada”, relatou.

Em 2019 o programa já atingiu as ruas, Maria Muniz, Rod. Zezinho da Evereste, Etelvino Oliveira, São Cristóvão, vereador José Gomes, Elpídio Batista Neri, Dr. Calumbi Barreto, Ed. Gomes – (rua 1 a 7, 7a, a, b, 15 a 8, 17 a 19, h e i), São Francisco, Conj. Jardim Loreto  (todo o conjunto com iluminção led), Madre Paulina – 1ª etapa – (Travessa. F, rua e, o, p e tv. P)

Também já ganharam iluminação de LED a Praça da Matriz (Centro Histórico), Praça Nossa Senhora do Loreto (Bairro Eduardo Gomes), Conj. Lafaiete Coutinho (1ª etapa), Conj. Rosa do Oeste (1ª etapa), pov. Cabrita (todo o povoado com iluminação Led), Estrada da Cabrita, trecho da BR que dá acesso a cidade, rua 7 de Setembro, rua Progresso, Ladeira São Gonçalo, rua São Gonçalo, Rua Alfredo Pereira Matos, cond. Rosa dos Ventos, Travessa Pedro Amado e Av. Chesf.

Para 2020 a gestão municipal tem a previsão de realizar mais 1200 novas substituições.

Fonte: Ascom PM São Cristóvão

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp